Responsabilidade Social e Ambiental

A Responsabilidade Socio-ambiental Empresarial é o modelo de gestão que se esboça a partir da relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais se relaciona. São estabelecidas metas empresariais que incentivam o desenvolvimento sustentável, poupando recursos ambientais e culturais para as gerações vindouras, respeitando as diferenças e promovendo a redução das desigualdades sociais.

Actualmente, ser social e ambientalmente responsável no mundo corporativo é factor de competitividade. Inicialmente, o factor mais relevante era o preço, em seguida passou a ser a qualidade e, hoje, com a responsabilidade socio ambiental, é preciso investir no constante aprimoramento das relações, de qualquer que seja a ordem.

A empresa que adopta práticas de responsabilidade socio ambiental executa uma gestão consciente com maior clareza quanto à própria missão. Possuindo também melhor ambiente de trabalho, maior comprometimento com seus colaboradores, relações mais sólidas com seus clientes e fornecedores e melhor imagem na comunidade em que está inserida. Em decorrência disto, a empresa permanece mais tempo no mercado, se desenvolve, se expande e diminui seu risco de fracasso.

De forma clara e objectiva, os sete marcadores da Responsabilidade Socio ambiental Empresarial resumem:

  • Adoptar valores e trabalhar com transparência;
  • Valorizar empregados e colaboradores;
  • Fazer sempre mais pelo meio ambiente;
  • Envolver parceiros e fornecedores;
  • Proteger clientes e consumidores;
  • Promover sua comunidade;
  • Comprometer-se com o bem comum.

A urgência ambiental indica a necessidade de adaptação das empresas a esta nova realidade. E para tal, é imprescindível que haja uma transformação em seus modelos: alterando sua visão, objectivos, estratégias, propaganda, marketing e tudo mais que seja necessário. Valendo-se da real mudança de valores, as empresas estarão engajadas à ideia de desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.