Empresas angolanas vão à Expo Xangai

Empresas angolanas vão à Expo Xangai

Pelo menos, 36 empresas angolanas do sector público e privado, bem como representações dos Ministérios do Comércio, da Economia e Planeamento, das Pescas e do Mar, a Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AIPEX) e o Infotur (Instituto de Fomento Turístico de Angola) confirmaram presença na Expo Xangai, a realizar-se na China de 5 a 10 de Novembro.

A participação de Angola está alinhada aos objectivos do certame, realizado para assegurar novas oportunidades, potencialidades e inovações do mercado e do comércio externo, de acordo com o director de Apoio ao Sector Privado da Câmara de Comércio e Indústria de Angola (CCIA), José Alentejo, em declarações prestadas ao Jornal de Angola.
O director de Apoio ao Sector Privado da CCIA notou que, além do petróleo e seus derivados, Angola exporta para a China banana, café, mel, óleo de palma, produtos de pesca, bebidas alcoólicas e não alcoólicas, madeira e turismo.
Na Expo Xangai, assinalou, “vamos mostrar as novas potencialidades angolanas para que sejam enquadradas no grupo de exportação num curto espaço de tempo, com a evolução do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi) e, com isso, alcançar novas parcerias”, frisou.
José Alentejo prevê que os países mostrem na Expo Xangai – que acolhe cem países e espera receber 20 milhões de visitantes – não só os produtos já exportados, como as novas potencialidades desenvolvidas nos últimos anos, que podem fazer parte da lista dos produtos exportados.
Nos primeiros sete meses deste ano, as trocas entre Angola e a China totalizaram 15,82 mil milhões de dólares, uma alta anual de 18,28 por cento, de acordo com o serviço oficial de estatística daquele país.
Só em Julho último, afirmou a fonte, o comércio bilateral atingiu 2,32 mil milhões de dólares, um crescimento de 22,05 por cento em relação a Junho.

Link: http://jornaldeangola.sapo.ao/economia/empresas_angolanas__vao_a_expo_xangai

Share This Post

Post Comment