Turismo internacional mantém forte crescimento

Turismo internacional mantém forte crescimento

Segundo o último barómetro da OMT, as chegadas de turistas internacionais aumentaram 6% no primeiro semestre deste ano, após terem vivido um ano de crescimento recorde em 2017.

Após um aumento de 7% nas chegadas internacionais de turistas em todo o mundo verificado em 2017, na primeira metade deste ano o crescimento consolidado abrangeu todas as regiões do mundo, catapultado pela melhoria da economia.

Por regiões, a Europa, em conjunto com a Ásia e o Pacífico, ocupa a primeira posição com um aumento de 7% face ao mesmo período do ano passado. A Europa meridional, bem como o sudeste asiático registaram o melhor resultado já que, em ambos os casos, as chegadas de turistas aumentaram 9% em termos homólogos.

No Médio Oriente e na África, os crescimentos foram de 5% e 4%, respectivamente, enquanto as Américas cresceram 3% ao longo do semestre, com a América do Sul (+7%) e a América do Norte (+5%) a serem as principais beneficiadas.

No que se refere à procura turística, França. Reino Unido e Rússia registaram aumentos a dois dígitos nos gastos na Europa. O crescimento dos gastos turísticos foi liderado pela Índia e república da Coreia, enquanto o principal mercado emissor mundial, a China, ficou praticamente sem alteração.

A propósito da publicação destes resultados, o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, declarou que eles são “mais uma prova da resiliência do sector e da sua incessante trajectória positiva. Continuamos a trabalhar com os nossos associados para que este crescimento se traduza em melhores postos de trabalho, mais benefícios para as sociedades e mais oportunidades de contar com destinos e modos de vida sustentáveis”.

Porque o segundo semestre do ano regista cerca de 55% das chegadas internacionais de turistas, já que inclui meses como Julho e Agosto, e tendo em conta os bons resultados da primeira metade do ano, “as perspectivas de crescimento mantêm-se para o resto do ano”, avança a OMT.

Turismo internacional mantém forte crescimento

turistas

Share This Post

Post Comment