Angola: Hotelaria e Turismo criam 191 mil postos de trabalhos directos

turis

Luanda – Cento e 91 mil postos de trabalhos directos foram criados no país, até a presente data, pelo sector de Hotelaria e Turismo, disse hoje, terça-feira o titular da pasta, Paulino Domingos Baptista.

Em declarações à Angop, o governante esclareceu que o desafio do sector é apostar no turismo interno criando mais espaços turísticos que possam desenvolver cada vez mais o turismo no país.

Por outro lado, o ministro, disse  que para colmatar a situação económica e financeira, que o país atravessa , o sector  está a promover o turismo interno para mudar o programa dos hotéis no sentido dos mesmos criarem iniciativas de modo atrair os visitantes estrangeiros nesses lugares.

“  É  necessário os hotéis criarem um programa especial  de gastronomia angolana,  colocar artistas para que os visitantes possam fazer o turismo o seu ponto de lazer “, sugeriu o ministro

De acordo com gestor, precisa-se de trabalhar mais na preparação e recepção dos turistas, quer nacionais quer estrangeiros residentes, para que possam ter o transporte e serem acomodados de forma a  terem lazer e gastronomia, condições necessárias para  ir ao interior e dar-se  valor aos  atractivos naturais.

Fez saber ainda que existe no sector, a formação de quadros básicos, médios  e  uma minoria que frequenta o ensino superior. Neste momento existem três escolas Superiores de Turismo, nomeadamente em Luanda, Malanje e Cuando Cubango, fazendo  votos que surjam outras nas demais províncias.

Quanto à contribuição do sector para o Orçamento Geral do Estado (OGE), disse que é feita através do consumo, isto é, quando um cidadão vai a um  restaurante ou a um centro de venda turístico paga um imposto de 10 porcento sobre a factura.

Paulino Domingos Baptista deu a conhecer igualmente que as zonas turísticas de prioridade a serem  exploradas no sector são o Polo de Kalandula, Cabo Ledo,  Mussulo e Okavango-Zambeze.

Fonte:

http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/economia/2016/3/14/Angola-Hotelaria-Turismo-criam-191-mil-postos-trabalhos-directos,c46cf5e9-7c06-4f27-9596-eba4b1ba27da.html

Share This Post

Post Comment